BOLO TRUFA DE CHOCOLATE MEIO AMARGO

A receita da massa do bolo é básica e você pode mudar o chocolate por outros ingredientes fazendo o bolo do sabor que desejar, como laranja, cenoura, bolo mármore, baunilha ou apenas o chamado “bolo bolo”, que não leva nenhum ingrediente a mais.

Massa do bolo:

- 4 ovos

- 100g de manteiga (Manteiga MESMO!)

- 2 xícaras de açúcar refinado

- 3 xícaras de farinha de trigo

- 300ml de leite

- 2 colheres de sobremesa cheias de fermento

- 1 xícara de chocolate em pó solúvel (Nestlé ou Garoto)

Cobertura e recheio

- 300g de chocolate meio amargo

- 2 latas de creme de leite

- cacau em pó

Modo de preparo

Separe as gemas das claras. Bata as gemas com açúcar e depois acrescente a manteiga. Bata bem! Aos poucos vá acrescentando a farinha e o leite alternadamente e misture bem. Bata a massa até ficar bem homogênea. Reserve.

Pré-aqueça o forno a 200 graus.

Bata as claras em neve e misture delicadamente com a massa do bolo e o fermento, sem bater.

Coloque a massa numa forma untada e enfarinhada e leve ao forno por +- 45 min.

Retire o bolo do forno e deixe esfriar antes de desenformar.

Faça o recheio/cobertura derretendo o chocolate em banho maria e depois acrescente o creme de leite e misture muito bem para não empelotar. Deixe esfriar um pouco, pode até levar a geladeira para que fique numa consistência melhor para espalhar.

Quando o bolo estiver frio, desenforme e coloque sobre uma superficie totalmente plana.

Agora vem a parte mais complicada: Para cortar o bolo ao meio para rechear eu não uso facas. “Desenvolvi” um sistema que acho bem mais prático e a prova de falhas e quebras usando nada mais que um fio dental! Você pode usar aqueles barbantes culinários também, mas eu sinceramente acho o fio dental mais higiênico e como são mais finos cortam melhor.

Pegue o fio dental e tire uma linha bem comprida. Passe em volta de todo o bolo bem ao meio cruzando as pontas do outro lado. Segure firme e abra os braços puxando as pontas em direções opostas. O fio dental vai passar por todo centro do bolo cortando-o ao meio.

Com muito cuidao pegue duas espátulas dessas de confeitero e encaixe-as sob a parte de cima do bolo. Coloque a primeira metade sobre outro recipiente de superficie plana.

Espalhe uma quantidade generosa do creme de chocolate na metade “de baixo”, leve a geladeira para firmar. Depois coloque a outra metade do bolo por cima e cubra tudo com o resto do creme de chocolate. Leve a geladeira por 1h para firmar bem.

Depois salpique o cacau em pó com a ajuda de uma peneira fina sobre todo o bolo. Decore como quiser. :-)

Dicas para um bolo fofinho e irresistível:

- Primeiro, os ingredientes devem ser sempre de boa qualidade, assim como para qualquer receita que você for fazer.

- Use SEMPRE manteiga. Segredo de vó! Despreze margarina ou óleos! É sério! Isso faz muita diferença!

- Separe as gemas das claras e bata estas em neve antes de incorporar a massa no final. Isso fará com que seu bolo fique “aerado”, creça bem e fiquei bem fofinho.

- Sempra bata primeiro as gemas com o açúcar até ficar bem homogêneo.Depois a manteiga e só depois os outros ingredientes.

- Bata muito bem a massa, principalmente na fase - gemas, açúcar e manteiga.

- Confira se o fermento não está vencido! Sério… já perdi boas massas de bolo por causa disso.

- Asse em forno médio e NÃO O ABRA NEM POR DECRETO até que o bolo tenha crescido bem e se firmado. Isso não acontece antes de 40 min para a grande maioria dos fornos domésticos, então fique de olho e conheça seu forno.

- Deu errado? Comece tudo de novo, você deve ter pulado ou negligenciado alguma parte. Todo mundo pode fazer um bom bolo! Não desista! ;-)