Biscoitos de baunilha (receita 1)

Estava em busca de receitas de biscoitos amanteigados de baunilha, daqueles que derretem na boca, mas que também tivessem a massa firme o bastante para se usar cortadores (ótimo para fazer biscoitos decorados!).

Na minha pesquisa acabei achando duas receitas bem interessantes que me pareceram dignas de serem tentadas. Apesar da semelhança entre os ingredientes elas utilizam técnicas diferentes, e isso influência o resultado final, o que é bem interessante de se ver. 

A primeira que resolvi tentar é uma receita francesa que utiliza o método “crémage”. Essa técnica consiste em começar a massa batendo o açúcar e a manteiga juntos até esbranquiçar e realmente ficar um composto bem cremoso e homogêneo, por isso o nome. Várias receitas de biscoito e massa de torta usam essa técnica, geralmente dando um resultado delicioso de uma massa quebradiça que derrete na boca. 

Então vamos aos ingredientes da receita número 1:

- 200g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

- 125g de açúcar refinado

- 1 sachê de açúcar abaunilhado (8g) 

- 1 ovo

- 400g de farinha

Modo de fazer:

Bata a manteiga, o açúcar e o açúcar abaunilhado até conseguir um composto bem homogêneo e cremoso. A manteiga deve clarear bem.

Acrescente o ovo e bata bem. 

Por último acrescente a farinha e misture em velocidade baixa só para incorporar.

Tire a massa da batedeira e termine de misturar com as mãos. Sempre use a palma da mão, nunca as pontas dos dedos. 

Quando a massa estiver bem homogênea envolva-a com filme plástico e leve à geladeira por 1h. 

Pré-aqueça o forno a 200 graus. 

Abra a massa sobre uma bancada limpa, enfarinhe um pouco se necessário. Escolha cortadores da sua preferência, passe-os na farinha para que não grudem e corte os biscoitos.

Passe os biscoitos para um tabuleiro forrado com papel manteiga.

Asse-os por +- 10min e deixei-os esfriar sobre uma grelha. 

Usei uma calda de açúcar para pincelar os biscoitos e joguei confeitos coloridos por cima.

Resultado: 

Os biscoitos ficaram ótimos! A massa é muito boa, mas tem pouquíssimo açúcar, então algum tipo de cobertura adocicada vai muito bem. Você pode decorar com um glacê simples de açúcar e confeitos, chocolate, geléias ou como preferir! =)